O Grupo Cyrela está ciente quanto ao impacto do setor da construção civil na dimensão ambiental. Buscamos reduzir, sempre que possível, as implicações relacionadas às medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ao consumo de recursos naturais, à gestão de resíduos e efluentes, à preservação da biodiversidade e ao impacto ecológico potencial.
A companhia foca em resultados e busca velocidade, qualidade e eficiência operacional, o que faz com que as decisões da organização no âmbito de Governança e Sustentabilidade sejam tomadas de forma efetiva, considerando a responsabilidade socioambiental, de modo a garantir resultados de longo prazo.
A Cyrela adota uma cultura de integridade e estrutura de Governança e Compliance baseada nos princípios e valores do Grupo, os quais possibilitam gerar valor coletivo para a empresa, colaboradores, acionistas e todo o ecossistema imobiliário, trazendo retorno sobre o capital investido. Para tanto, a Cyrela atua com postura ética, responsável, transparente e objetiva, o que favorece relacionamentos equilibrados e perenes.
A Governança do Grupo Cyrela é pautada no respeito aos stakeholders, em processos de comunicação claros, objetivos e pertinentes às partes interessadas
O termo ESG, em inglês, significa Environmental, Social and Governance (em português, melhores práticas ambientais, sociais e de governança) e se refere a um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho e a sustentabilidade das empresas. As organizações que adotam esse conceito devem seguir diretrizes específicas para cada uma dessas áreas.
Como a empresa gerencia sua pegada ambiental e uso dos recursos naturais
A letra “E” na sigla ESG refere-se às práticas de uma empresa relacionadas à conservação do meio ambiente e aborda temas como: aquecimento global, emissões de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
E aqui na Cyrela estamos comprometidos em buscar maneiras de mitigar o impacto ambiental:
Como a empresa gerencia seu relacionamento com funcionários, fornecedores, clientes, comunidades nas quais atua
A letra “S” do ESG destaca a importância da relação da empresa com as pessoas envolvidas em seu universo, como: satisfação dos clientes, proteção de dados pessoais e privacidade, diversidade, bem-estar e engajamento dos funcionários, relacionamento e respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
Aqui na Cyrela temos vários exemplos de boas práticas dentro desse grupo que merecem destaque:
Como a empresa conduz seus negócios e inclui fatores como políticas de gestão, controle anti - corrupção, programas de integridade entre outros, garantindo que todos os departamentos estejam alinhados e operando de acordo com as normas.
A letra “G” no ESG refere-se à Governança corporativa, que é um conjunto de práticas adotadas por uma empresa para fortalecer a organização e alinhar interesses dos envolvidos como sócios, diretores, acionistas e outros stakeholders, com os órgãos reguladores.
E estamos comprometidos em promover um ambiente ético e saudável, por isso criamos nosso Portal de Integridade, aqui reunimos as principais Políticas do Grupo Cyrela que devem ser observadas pelos stakeholders, e principais pontos para que todos que atuam em nome da companhia possam tomar decisões e seguir o caminho de acordo com nossos valores éticos e de integridade.
Além disso, disponibilizamos Canal de Denúncias implementado para auxiliar a comunicação de violações ao Código de Conduta, leis e políticas internas.
Quer saber mais sobre ESG?
Separamos abaixo um curso gratuito sobre ESG caso você se interesse sobre o tema.
Promovido pela Civics, a primeira edtech Social do Brasil, o curso traz uma introdução, um panorama sobre ESG e como sua aplicação funciona na prática. Ponto positivo para essa alternativa é que é ministrada por Fábio Alperowitch, CEO da Fama Investimentos, um dos gestores pioneiros na análise do tema como critério de investimento.
A ONU propôs em 2015 a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.
Essa agenda busca garantir direitos humanos, combater a pobreza, a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero, enfrentar as mudanças climáticas e outros desafios globais.
No final de 2022, também assumimos esse desafio e aderimos ao Pacto Global da ONU.
O pacto é um acordo voluntário entre empresas e organizações que se comprometem a adotar práticas sustentáveis e responsáveis em suas operações. Ao aderir ao Pacto Global da ONU, as empresas comprometem-se a implementar 10 princípios universais, previstos nos ODS, que abrangem áreas como direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
E por aqui já estamos fazendo nossa parte: estamos constantemente buscando maneiras de reduzir nossa pegada de carbono através da adoção de práticas mais sustentáveis em todas as nossas operações, realizamos nosso inventario das emissões de gases efeito estufa geradas de nossa responsabilidade direta no ano de 2021 (escopos 1 e 2), neutralizamos essas emissões com a compra de créditos de carbono de projetos certificados. Inclusive, já estamos elaborando o inventário de 2022.
Também somos Empreendedor Aqua, com a certificação de 5 projetos da Cyrela e um da marca Living. A certificação Aqua promove a gestão eficiente de recursos com redução de consumo de água e energia, criação de espaços internos mais saudáveis e gestão dos resíduos no condomínio.
A materialidade de uma empresa envolve os temas que podem influenciar as decisões e desempenho da organização, porque estão relacionados aos impactos e oportunidades características do negócio.
A matriz de materialidade é usada para identificar e hierarquizar os temas mais importantes relacionados à empresa, com base na opinião dos stakeholders. É um processo de conhecimento dos assuntos mais relevantes para a empresa. A definição da materialidade requer a escuta dos stakeholders, como clientes, fornecedores, acionistas e comunidade, para entender suas expectativas e o impacto da organização sobre eles.
A Cyrela definiu sua Materialidade em 2021, através de um processo de consulta aos seus stakeholders principais em 4 etapas:
Foram identificados e listados os impactos gerados pela organização, assim como os stakeholders (partes interessadas) mais importantes para a companhia.
Em seguida, os stakeholders foram ouvidos para priorizar os impactos da lista proposta na etapa anterior.
Os resultados encontrados foram analisados, apresentados e validados junto à diretoria da empresa.
Por fim, os principais stakeholders foram consultados e seus tópicos de preocupação demonstrados durante a construção da materialidade.
A seguir, os principais stakeholders consultados e seus tópicos de preocupação demonstrados durante a construção da materialidade:
Realizamos uma pesquisa online que levantou a qualidade e segurança do produto, a eficiência energética, a gestão de água e efluentes, ética e integridade, bem como os principais pontos de preocupação desse público.
As preocupações levantadas pelos colaboradores foram relacionadas a carreiras, saúde mental e inovação. Realizamos pesquisa e entrevista online com os Fornecedores, que apontaram os tópicos saúde e segurança do trabalhador, ética nos negócios e inovação.
Realizamos pesquisa e entrevista online, que levantaram os tópicos qualidade, segurança e gestão de resíduos.
Realizamos pesquisa e entrevista online, onde os tópicos levantados foram Inovação e boa governança.
Análise (matriz)
Contribuir para a transformação do futuro em harmonia com o meio ambiente é um compromisso Cyrela!
Com muito orgulho, comunicamos que, de forma voluntária, conquistamos a certificação “Empreendedor AQUA-HQE” para os empreendimentos de médio e alto padrão da marca Cyrela.
A Cyrela já adotou a certificação Aqua-HQE em 3 empreendimentos já entregues: Cyrela Essenza, K by Cyrela e Vetrino. Em 2023, certificamos 9 empreendimentos, sendo 1 Living, e ainda certificaremos mais 5 até o final do ano.
O AQUA-HQE™ é uma certificação internacional de construção de alta qualidade ambiental, aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini com base na certificação francesa Démarche HQE™. Lançado em 2008, o processo AQUA-HQE busca promover a sustentabilidade nas construções brasileiras, utilizando referenciais técnicos que consideram a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação do Brasil, com o objetivo de melhorar continuamente o desempenho ambiental.
A certificação preza pelo cuidado com o uso da água e energia, tanto durante a construção quanto na fase de uso posterior. Para obter a certificação, um empreendimento deve adotar diversas soluções que visam limitar o consumo de água, evitar poluição e minimizar os riscos de inundação, além de ser necessário incorporar soluções desde a concepção do projeto para reduzir o consumo de energia.
O processo de certificação AQUA-HQE™ possui status internacional e foi desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE™, através da parceria das certificadoras francesas Cerqual e Certivéia.
O processo é baseado em estudos técnicos dos organismos de metrologia e avaliação técnica CTSB e Qualitel, com objetivo de diferenciar os edifícios sustentáveis das demais edificações.
As referências técnicas da certificação foram adaptadas em 2007, pela Fundação Vanzolini em Parceria com a Escola Politécnica da USP, considerando as particularidades do país, e é aplicada no Brasil desde 2008, exclusivamente pela Fundação Vanzolini.
Desde 2014, o HQE possui referenciais técnicos de nível internacional que levam em conta a experiência brasileira, através de parcerias de troca de conhecimento e experiência.
O AQUA-HQE™ é uma certificação internacional de construção de alta qualidade ambiental, aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini com base na certificação francesa Démarche HQE™. Lançado em 2008, o processo AQUA-HQE busca promover a sustentabilidade nas construções brasileiras, utilizando referenciais técnicos que consideram a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação do Brasil, com o objetivo de melhorar continuamente o desempenho ambiental.
A certificação preza pelo cuidado com o uso da água e energia, tanto durante a construção quanto na fase de uso posterior. Para obter a certificação, um empreendimento deve adotar diversas soluções que visam limitar o consumo de água, evitar poluição e minimizar os riscos de inundação, além de ser necessário incorporar soluções desde a concepção do projeto para reduzir o consumo de energia.
O processo de certificação AQUA-HQE™ possui status internacional e foi desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE™, através da parceria das certificadoras francesas Cerqual e Certivéia.
O processo é baseado em estudos técnicos dos organismos de metrologia e avaliação técnica CTSB e Qualitel, com objetivo de diferenciar os edifícios sustentáveis das demais edificações.
As referências técnicas da certificação foram adaptadas em 2007, pela Fundação Vanzolini em Parceria com a Escola Politécnica da USP, considerando as particularidades do país, e é aplicada no Brasil desde 2008, exclusivamente pela Fundação Vanzolini.
Desde 2014, o HQE possui referenciais técnicos de nível internacional que levam em conta a experiência brasileira, através de parcerias de troca de conhecimento e experiência.
Acompanhe abaixo tudo que acontece ao nosso redor e em nossa empresa.
Desde nossa fundação, a ética esteve presente junto com o nosso fundador. E influenciados por esta cultura, surgiu o Programa de Integridade para darmos continuidade e fortalecer os valores da nossa cultura para todos os públicos.
© 2022 Cyrela Integridade. Todos os direitos reservados.
Desde nossa fundação, a ética esteve presente junto com o nosso fundador. E influenciados por esta cultura, surgiu o Programa de Integridade para darmos continuidade e fortalecer os valores da nossa cultura para todos os públicos.
© 2022 Cyrela Integridade. Todos os direitos reservados.
Adding {{itemName}} to cart
Added {{itemName}} to cart