Você sabe o que é “ESG”?
O termo ESG, em inglês, significa Environmental, Social and Governance (em português, melhores práticas ambientais, sociais e de governança) e se refere a um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho e a sustentabilidade das empresas. As organizações que adotam esse conceito devem seguir diretrizes específicas para cada uma dessas áreas.
Ambiental (Environmental)
Como a empresa gerencia sua pegada ambiental e uso dos recursos naturais
A letra “E” na sigla ESG refere-se às práticas de uma empresa relacionadas à conservação do meio ambiente e aborda temas como: aquecimento global, emissões de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
E aqui na Cyrela estamos comprometidos em buscar maneiras de mitigar o impacto ambiental:
No final de 2022 aderimos ao Pacto Global da ONU, que é a maior iniciativa sustentabilidade corporativa do mundo.
Realizamos inventário das emissões de gases de efeito estufa geradas de nossa responsabilidade direta no ano de 2021 (escopos 1 e 2) e as neutralizamos com a compra de créditos de carbono de projetos certificados.
Também somos Empreendedor Aqua, com a certificação de 5 projetos da Cyrela e um da marca Living. A certificação Aqua promove a gestão eficiente de recursos com redução de consumo de água e energia, criação de espaços internos mais saudáveis e gestão dos resíduos no condomínio.
Social
Como a empresa gerencia seu relacionamento com funcionários, fornecedores, clientes, comunidades nas quais atua
A letra “S” do ESG destaca a importância da relação da empresa com as pessoas envolvidas em seu universo, como: satisfação dos clientes, proteção de dados pessoais e privacidade, diversidade, bem-estar e engajamento dos funcionários, relacionamento e respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
Aqui na Cyrela temos vários exemplos de boas práticas dentro desse grupo que merecem destaque:
O Instituto Cyrela realiza projetos sociais voltados para a educação de crianças e adolescentes.
A área de Compliance se dedicou à adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo a privacidade dos dados de clientes, colaboradores e fornecedores.
A área de Pessoas & Performance (antigo RH) lidera um projeto de diversidade, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado em todas as regionais da empresa.
Governança (Governance)
Como a empresa conduz seus negócios e inclui fatores como políticas de gestão, controle anti – corrupção, programas de integridade entre outros, garantindo que todos os departamentos estejam alinhados e operando de acordo com as normas.
A letra “G” no ESG refere-se à Governança corporativa, que é um conjunto de práticas adotadas por uma empresa para fortalecer a organização e alinhar interesses dos envolvidos como sócios, diretores, acionistas e outros stakeholders, com os órgãos reguladores.
E estamos comprometidos em promover um ambiente ético e saudável, por isso criamos nosso Portal de Integridade, aqui reunimos as principais Políticas do Grupo Cyrela que devem ser observadas pelos stakeholders, e principais pontos para que todos que atuam em nome da companhia possam tomar decisões e seguir o caminho de acordo com nossos valores éticos e de integridade.
Além disso, disponibilizamos Canal de Denúncias implementado para auxiliar a comunicação de violações ao Código de Conduta, leis e políticas internas.
Quer saber mais sobre ESG?
Separamos abaixo um curso gratuito sobre ESG caso você se interesse sobre o tema.
Promovido pela Civics, a primeira edtech Social do Brasil, o curso traz uma introdução, um panorama sobre ESG e como sua aplicação funciona na prática. Ponto positivo para essa alternativa é que é ministrada por Fábio Alperowitch, CEO da Fama Investimentos, um dos gestores pioneiros na análise do tema como critério de investimento.
Conheça o curso
Você sabe o que é “ODS”?
A ONU propôs em 2015 a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.
Essa agenda busca garantir direitos humanos, combater a pobreza, a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero, enfrentar as mudanças climáticas e outros desafios globais.
No final de 2022, também assumimos esse desafio e aderimos ao Pacto Global da ONU.
O pacto é um acordo voluntário entre empresas e organizações que se comprometem a adotar práticas sustentáveis e responsáveis em suas operações. Ao aderir ao Pacto Global da ONU, as empresas comprometem-se a implementar 10 princípios universais, previstos nos ODS, que abrangem áreas como direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
E por aqui já estamos fazendo nossa parte: estamos constantemente buscando maneiras de reduzir nossa pegada de carbono através da adoção de práticas mais sustentáveis em todas as nossas operações, realizamos nosso inventario das emissões de gases efeito estufa geradas de nossa responsabilidade direta no ano de 2021 (escopos 1 e 2), neutralizamos essas emissões com a compra de créditos de carbono de projetos certificados. Inclusive, já estamos elaborando o inventário de 2022.
Também somos Empreendedor Aqua, com a certificação de 5 projetos da Cyrela e um da marca Living. A certificação Aqua promove a gestão eficiente de recursos com redução de consumo de água e energia, criação de espaços internos mais saudáveis e gestão dos resíduos no condomínio.
Nosso modelo de sustentabilidade
Os 4 Ps do World Economic Forum
Princípios de governança
- Qualidade do corpo diretivo
- Engajamento partes interessadasr
- Comportamento ético
- Supervisão de riscos e oportunidades
Planeta
- Alterações climáticas
- Perda de natureza
- Disponibidalidade de água
- Poluição do ar
- Resíduos
- Disponibilidade de recursos
Pessoas
- Saúde e bem estar
- Engajamento partes interessadas
- Disponibidalidade de água
- Habilidades para o futuro
- Supervisão de riscos e oportunidades
Prosperidade
- Geração de emprego e riqueza
- Inovação de melhores produtos e serviços
- Disponibidalidade de água
- Vitalidade comunitária
- Supervisão de riscos e oportunidades